top of page

Segurança em esportes outdoor

Confira as principais dicas dadas pelo nosso Professor Nelson para áreas remotas.

Letícia Saltori no @womenstrailcamp | Foto @alidmachado

A prática de atividades em ambientes outdoor tem crescido muito nos últimos anos e deve em grande parte ao acesso de informações na internet, a facilidade e acesso aos lugares, visibilidade na prática de esportes e até mesmo o acesso a equipamentos. As pessoas estão cada vez mais próximas da natureza, seja através de esporte como montanhismo, caminhada, corrida em montanha, escalada, mountain bike, cicloturismo, remos e outros.


 


Selecionamos as principais dicas para a prática mais segura em áreas remotas.

CONFIRA ABAIXO:


Primeira dica:

Evite praticar atividade outdoor sozinho. Caso não tenha companhia, avise o maior número de pessoas para onde você está indo - que horas volta e qual trajeto irá fazer.


SEGUNDA dica:

Frequente locais onde você ou outra pessoa do grupo conheça, assim diminui o risco de se perder. Mas caso queira conhecer outros locais, busque o máximo de informações sobre o local, leve o percurso salvo em seu GPS. Caso o seu GPS também seja o seu celular, lembre de levar uma bateria extra, porque aplicativos de localização, costumam consumir muita bateria.


Terceira dica:

Leve sempre comida para o dobro do tempo de sua permanência na atividade, caso aconteça algo com você ou outro integrante do grupo, terá comida por mais tempo.


QUARTA dica:

Hidratação, manta-se sempre hidratada com água e leve junto isotônicos ou similares, caso você chegue a sentir sede, isto já é um sinal de desidratação. Caso você conheça o percurso, planeje em quais pontos você fará o reabastecimento do seu sistema de hidratação, lembre-se de levar o purificador de água.


QUINTA dica:

O Kit de primeiros socorros deve ser levado sempre, seja para uma caminhada de meio dia, como uma atividade de vários dias. Neste kit, coloque matérias e equipamentos que você poderá usar e também, saiba usar.


Não deixe de conferir o Curso sobre Primeiros Socorros do Professor Nelson.

LEMBRE-SE SEMPRE:


O ambiente outdoor é uma área remota, o clima poderá mudar a qualquer momento, por isso, organize bem sua atividade antes de iniciá-la. Reforçamos: leve sempre telefone celular com bateria ou um aparelho que compartilhe sua localização, envie mensagens e acione S.O.S. em casos de emergência.


O maior responsável pela sua segurança, É VOCÊ. Então sempre verifique tudo e o que precisa para levar em sua atividade outdoor.



Um abraço,

Professor Nelson.

20230705_114647_edited.jpg

Equipe Mountain School

Nós somos a Mountain School, a primeira escola direcionada a prática de atividades em áreas de montanha.

Nossos professores são profissionais que trabalham e amam esportes outdoor.

msbr-simplificado-verde-branco.png

Fique por dentro
de todAs as novidades
do mundo outdoor.

Obrigado por assinar!

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page