Planejamento Alimentar para uma Corrida de Montanha
Uma dúvida comum em provas longas de Corrida de Montanha, é o que levar para comer e beber durante os longos períodos da prova.
A nutricionista esportiva Izabelle de Oliveira preparou a distribuição das suplementações ao longo da prova, para a atleta Letícia Saltori que vai correr a distância de 176 km com um ganho de 9957 m positivos.
Essa prova é a Ultra Trail du Mont Blanc , a UTMB, que larga na França, passa pela Itália, Suíça e termina na França, contornando a cadeia de montanhas do Mont Blanc
É uma prova que permite o apoio externo em 5 locais da prova, em uma área pré determinada, para se reabastecerem, com isso muitos suplementos que serão utilizados na prova, serão reabastecidos nos pontos de apoio.
Postos de Controle com Assistência Externa
Segundo Izabelle de Oliveira , durante uma prova muito longa, precisamos distribuir a suplementação de uma forma ainda mais adequada. A distribuição de alimentos e bebidas, foi baseada na distância, na altimetria e no tempo que a atleta leva entre os PCs. É feito um cálculo individualizado da quantidade de carboidratos e sais que o atleta deve consumir por hora.
Baseado no cálculo do consumo por hora, foi elaborada a Distribuição da Suplementação a seguir:
Lembramos que essa distribuição de suplementos é individual e varia de atleta para atleta, sempre que possível converse com um Nutricionista para que ele possa te orientar da melhor forma possível.
E caso você queira conhecer mais sobre os suplementos, segue os sites
Mombora
House Whey
Liquidz
Autora:
Izabelle de Oliveira
Nutricionista, Mestre e Doutora em Tecnologia de Alimentos, com especialização em nutrição esportiva e fitoterapia, além de ultramaratonista e corredora de montanhas.
WhatsApp - (21) 99973-8110
Comments