top of page

O que fazer em sinais de hipotermia?

O professor Nelson explica tudo o que você precisa saber sobre hipotermia e esportes outdoor.


Vento "patagônico" e quase hipotermia nas paredes do Anhangava | Registo @alidmachado

A prática de esportes outdoor no Brasil pode ser diferente devido ao imenso território nacional. Para cada lugar existir peculiaridades, interferindo assim, em sua prática - tais como; terreno, animais, clima, águas geladas, entre outros fatores.



A temperatura

A mudança de temperatura em ambiente assim pode ser muito rápida, você pode encontrar uma temperatura de 23ºC e em menos de 30min a temperatura poderá baixar para 08ºC - sem contar com ventos gelados, garoas ou chuvas e nevoeiros, situação simples de acontecer em uma floresta, trilhas ou em montanha.


Neste caso, alguns itens de segurança que são fundamentais: Anorak e um Kit de primeiros socorros para a prática de atividade física outdoor.


Lembre-se: seu corpo em movimento mantém o calor, porém, quando você para por algum motivo, suplementar, hidratar, bater uma foto ou até mesmo por algum problema de saúde como lesão traumática, fará seu corpo baixa rapidamente esta temperatura (esse fator é devido a sua roupa suada ou molhada).



QUAIS são os SINAIS DE HIPOTERMIA?

Dor de cabeça, náuseas, tremores, comprometimento do estado mental são os principais sinais que acontece quando seu corpo chega a temperatura abaixo de 35ºC.


Neste momento o ideal é manter-se em movimento, mas caso não seja possível, o ideal é se aquecer, se hidratar e suplementar.


Professora Dai Luise explicando sobre o uso da manta térmica no Women's Trail Camp | @alidmachado

Mas... como se aquecer em uma situação de risco?


Sempre que possível a recomendação é tirar a roupa molhada, uma roupa seca para poder ajudar o corpo na refrigeração e o uso de manta aluminizada / manta de emergência / cobertor térmico ajudará a manter o calor junto ao corpo.


A Manta aluminizada serve justamente para isso: manter a temperatura. Neste caso, a primeira coisa a ser feita é aquecer a pessoa com os sinais de Hipotermia, seja com roupas seca, contato humano ou bebida quente (casos ela conseguir ingerir sozinha). É Importante aquecer partes do corpo onde ela poderá perder calor rapidamente como cabeça, mãos e pés. Após esse processo, envolva-a com a manta aluminizada.


Outro fator de suma importância: a retirada desta pessoa do local com baixa temperatura - o mais rápido possível, seja por meios próprios (ela se movimente) ou com ajuda de outras pessoas.



Lembre-se sempre:


O maior responsável pela sua segurança, É VOCÊ. Então, saiba quais os matérias e equipamentos são mais importantes para levar em sua atividade outdoor.



Abraços,

Professor Nelson.


20230705_114647_edited.jpg

Equipe Mountain School

Nós somos a Mountain School, a primeira escola direcionada a prática de atividades em áreas de montanha.

Nossos professores são profissionais que trabalham e amam esportes outdoor.

msbr-simplificado-verde-branco.png

Fique por dentro
de todAs as novidades
do mundo outdoor.

Obrigado por assinar!

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page