top of page

COMO MONTAR UM CALENDário de provas eficiente?


@alidmachado | Mountain School Brasil na KTR Serra Fina 2022

Já nos aproximamos do meio do ano e a temporada de montanha já está aqui, e assim, começam as dúvidas sobre que provas se inscrever (ou daquelas que já estamos inscritos). Por isso, nós da Escola Mountain School levantamos algumas dicas para você montar o seu calendário, de uma forma que você consiga escolher as melhores provas e se organizar.



Onde achar o calendário das provas de esportes outdoor?


Um site que recomendamos muito e que contém todas as melhores provas nacionais e internacionais de Trail Running, Mountain Bike, Corrida de Aventura, Ciclismo, Multiesporte e Xtreme Triathlon é a revista Adventuremag, lá você consegue filtrar as provas por modalidade, pelo mês, estado ou país onde a prova será realizada.



Confira o site: www.adventuremag.com.br/calendario



Como definir as provas que vão entrar no seu calendário?


Depois da pré seleção das provas e das datas é necessário analisar cada uma delas nos seguintes requisitos:



1. Distâncias disponíveis e altimetria de cada uma das provas;


2. Características dos percursos, como por exemplo, se a maior parte dele é trilha, estrada de chão ou asfalto;


3. Se a distância disponível é uma distância na qual você já está familiarizado ou se a prova possui uma distância maior na qual você quer se desafiar, nesse caso convém analisar o tempo que você terá para treinar até essa prova e se ela será sua prova alvo, onde você vai concentrar a maior parte da sua energia;


4. Pesquisar na internet os comentários sobre a prova e a organização, em um mundo globalizado é sempre importante ter a opinião de outras pessoas que já participaram da prova.


5. Outra dica interessante para analisar a dificuldade do percurso é comparar os tempos do primeiro colocado e do último na edição anterior e fazer uma média, comparando com o tempo que você costuma fazer em provas semelhantes, para ter uma idéia de quanto tempo você precisará para concluir a prova.



@alidmachado | Mountain School na KTR Serra Fina 2022


Treinamento


Outra recomendação importante é analisar como está o seu tempo para treinamento, qual o volume de treino que você consegue fazer durante a semana? E se você terá tempo para praticar atividades de fortalecimento durante o período de preparação?


E se o tempo entre uma prova e outra é suficiente para sua recuperação ou se você precisará de um intervalo maior entre elas.


Depois de escolhidas as provas, é hora de planejar junto com seu treinador, o treinamento e definir quais provas serão alvo e quais delas serão utilizadas como treino/preparação.


E não esqueça de levantar os custos da prova, do deslocamento e da hospedagem no caso de provas que ocorram em outras cidades. O planejamento financeiro também tem que estar incluso no seu calendário, afinal de contas, muitas provas de esportes outdoor possuem custos mais elevados que as provas organizadas em centros urbanos. Às vezes, optar por menos provas e valorizar outras é uma boa opção para diminuir a chance de lesão e diminuir os custos.



Um abraço,

Equipe Mountain School BR.




20230705_114647_edited.jpg

Equipe Mountain School

Nós somos a Mountain School, a primeira escola direcionada a prática de atividades em áreas de montanha.

Nossos professores são profissionais que trabalham e amam esportes outdoor.

msbr-simplificado-verde-branco.png

Fique por dentro
de todAs as novidades
do mundo outdoor.

Obrigado por assinar!

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page